Projeto Vida Legal

Texto da professora Juliana Kremer.
Quisemos nos engajar nas novas maneiras de ensinar propostas pelo Televisando da RPC. Nossa escola é uma escola rural com aproximadamente 400 alunos entre ensino fundamental e educação infantil. Nossa comunidade escolar é de alunos que provém em su maioria de lugares muito distantes (30, 40 km de estrada de chão ou asfalto).

O que nos levou a pensar nessa prática foi exatamente a necessidade de incluir nossos alunos nesse mundo tecnológico, já que a maioria deles não dispõe de todos esses meios de comunicação em suas casas.
Alguns dos objetivos eram:

- Apresentar os meios de comunicação disponíveis na escola de forma prazerosa e dinâmica;

- Unir o tema do Televisando com o planejamento anual para o 3º ano;

– Desafiar os alunos e a mim mesma numa nova metodologia, mesmo sem saber se teríamos sucesso ou não.

Este projeto foi desenvolvido principalmente voltado à saúde dos pequenos e como manter essa saúde e desenvolver a mente e o corpo. Como as crianças foram determinando o rumo do projeto, de acordo com o que mais gostavam e perguntavam, então ficou fácil e gostoso de usar a mídia. Alguns dos vídeos que foram mostrados aos alunos são:

Medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro fala ao vivo no ParanáTV, acessado pela internet no endereço: http://g1.globo.com/pr/parana/videos/v/medalhista-olimpico-vanderlei-cordeiro-fala-ao-vivo-no-parana-tv/5823878/ e

Veja Bons exemplos de quem cuida da saúde com alimentaçãoo saudável, acessado no endereço: http://g1.globo.com/to/tocantins/videos/v/veja-bons-exemplos-de-quem-cuida-da-saude-com-alimentacao-saudavel/6058371/


Com base nesses vídeos pudemos ter vários momentos de diálogo sobre a importância de se ter uma vida saudável. Também usamos este vídeo do medalhista olímpico para motivar meus alunos a estudar a tabuada. Os cinco primeiros que conseguissem chegar na tabuada do 9 iriam receber medalhas. (PS: a olimpíada da tabuada ainda está em fase de andamento).

Como os alunos do 3º ano ainda estão caminhando para uma forma crítica de escrever, mantivemos a prática pedagógica voltada mais para a escrita. Assim, no decorrer do projeto fizemos vários textos, onde cada um ia escrevendo do seu jeitinho.

Depois que eles escreviam seus textos, íamos até o laboratório de informática, onde cada um digitava seu texto da forma como havia escrito. Depois de digitar o texto no WORD, eu auxiliava cada aluno a arrumar parágrafos, retirar palavras repetidas, corrigir erros ortográficos e gramaticais, enfim reestruturar seus textos.

Com os textos reestruturados, os alunos corrigiam em seu caderno. Salvamos todos os textos em pendrive e depois fizemos a impressão dos mesmos, transformando-os nos livrinhos de história do 3º ano.

Com base nesse projeto tentamos mostrar aos alunos que eles podem ser escritores de livros como os que eles veem no cantinho da leitura ou em outros lugares. Que eles têm capacidade escrever histórias muito legais e que possam ser lidas por outras pessoas. É só acredita em si mesmos.

Quando estávamos conversando sobre Vida Saudável, entramos no assunto de saúde mental. Conversamos sobre aquelas pessoas que apresentam doenças psicológicas e o quanto devemos cuidar do que assistimos por isso. As crianças contaram sobre coisas que assistiram na TV e que marcaram tanto que nunca mais esqueceram. Como tiroteio, pessoas com muito sangue, zoombies, caveiras, morte, etc.

Fomos conversando e chegamos à conclusão que a cabecinha das crianças não está preparada para assistir filmes de terror, algumas novelas, telejornais sensacionalistas e outros. Expliquei que programas pra criança são os que passam geralmente de dia e que tem a idade deles na classificação.

Segundo relato dos próprios alunos, eles agora estão prestando mais atenção no que assistir e estão indo dormir mais cedo. Algumas mães também comentaram que está sendo mais fácil de selecionar os programas que eles podem assistir.

Conclusão

Através do Televisando pudemos trabalhar uma maneira muito prazerosa de produção de texto com meus alunos. Pois para qualquer professor alfabetizador, sabe-se que a produção de texto não é algo fácil de trabalhar em sala de aula.

Utilizando os computadores, ficou muito mais fácil de fazer o acompanhamento aluno por aluno. Consegui otimizar o tempo de correção. Percebi que os alunos tiveram um maior empenho na produção dos próximos textos, já que sabiam que iria virar um livrinho.

Gostei de ter desenvolvido essa prática não só por mim que aprendi muito utilizando novas ferramentas para ensinar, mas também ao ver que meus alunos sentiram-se importantes e descobriram que um dia também podem ser redatores, escritores. Que esse sonho não é impossível, é só cada um ter a consciência que tem capacidade e criatividade para isso.

Algumas mães me relataram que seus filhos mudaram um pouco o seu hábito alimentar. Devido às aulas diminuíram o consumo de doces e salgadinhos, passaram a comer mais frutas e legumes, deixaram de dormir tão tarde, etc.

No aprendizado, com certeza mudou muito. Pois as produções de texto que antes eram as “vilãs” dos alunos agora passaram a ser mais prazerosos. Agora a maioria fica feliz quando falamos em produção de texto. Gostam de escrever para depois digitar e virar livrinho. Até mesmo eu que tinha receio de trabalhar produção de texto (acredito que a maioria dos professores não goste muito), agora fico tranquila, pois eles estão mais seguros e melhoraram muito a sua escrita.

A “Olimpíada da Tabuada” que estamos fazendo para premiar com medalhas os alunos que chegarem primeiro à tabuada do 9, está em fase de andamento. Mas visivelmente percebi que as crianças estão gostando do incentivo. Algumas mães elogiaram a olimpíada, dizendo que nunca viram seus filhos tão interessados em estudar as tabuadas como agora!!!!

Também dentro deste projeto fizemos as ilustrações sobre o tema: “Viver bem, que mal tem?”, e estou muito feliz porque dentre vários que concorreram, a ilustração escolhida para representar nossa escola é de uma aluna da nossa turma. Então acho que toda a turma está muito feliz por ela.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas pra que te quero